O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre cérebro e comportamento, procura correspondências entre o comportamento expresso e o funcionamento cerebral, preocupando-se em identificar déficits e reabilitar funções cognitivas. Os principais campos de atuação são a avaliação e a reabilitação neuropsicológica. A avaliação é o processo de investigação, para tanto são utilizados testes padronizados e de reconhecimento mundial. O foco da avaliação neuropsicológica é oferecer o diagnóstico diferencial, visto que muitas disfunções cognitivas não são acompanhadas de alterações na estrutura cerebral vistas em exames de neuroimagem. Trata-se de um auxilio à equipe médica para complementar o diagnóstico e realizar o tratamento adequado ao paciente. A reabilitação neuropsicológica é aplicada em casos de perca das habilidades cognitivas, seja por lesão cerebral adquirida ou doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e paralisia cerebral. A partir dos resultados da avaliação são traçadas as potencialidades do paciente e realizadas intervenções de estimulação cognitiva.

Mariana Faoro

Neuropsicóloga

CRF/SC: 12/15278

Quais são os testes utilizados?

Na clínica FocosMente realizamos uma avaliação completa das funções cognitivas dos pacientes. Para tanto, utilizamos os instrumentos que são conhecidos como padrão ouro no Brasil e no exterior e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. A partir do estudo de cada caso são selecionados os testes a serem aplicados durante a avaliação a fim de garantir um resultado confiável e auxiliar no diagnóstico para melhora da qualidade de vida do paciente.

Os principais instrumentos são:

  • Inventário Breve de Sintomas (BSI)
  • Inventário de Depressão de Beck (BDI-II)
  • Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III)
  • Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV)
  • Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
  • Bateria Rotas de Atenção
  • Bateria para avaliação de memória (MEMORE)

Quem deve fazer avaliação neuropsicológica?

As aplicações da avaliação neuropsicológica são variadas, pode atuar no hospital, no esporte, no trabalho, na universidade, na escola e na clínica. Pode atender a todas as faixas etárias, iniciando com recém-nascidos até idosos, atuando em casos de problemas de aprendizagem e desenvolvimento, altas habilidades, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, Transtorno do espectro autista (TEA), transtornos de humor (depressão, ansiedade), transtornos alimentares (compulsão), epilepsia, esquizofrenia, envelhecimento patológico com a presença de demências e declínio cognitivo (Alzheimer, Parkinson), avaliação para reabilitação cognitiva pós-trauma cerebral (AVC, traumatismo encefálico), colocação no mercado de trabalho, entre outros. Ressaltamos que em casos de doenças neurológicas é imprescindível orientar-se com seu médico ou médico do familiar a respeito da avaliação neuropsicológica antes de procurar o serviço.

E após a avaliação?

O tempo de avaliação depende de cada caso, geralmente em torno de 4 sessões são necessárias para finalizar o processo. Lembramos que o prazo para a conclusão dos atendimentos é diretamente ligado à gravidade da situação e à dificuldade do paciente para cumprir as tarefas propostas. Ainda, ressaltamos que a entrevista inicial é grande parte da avaliação, nesta realizamos uma análise completa do histórico de saúde completo do paciente e família, o ponto de partida para a avaliação. Após finalizada a avaliação neuropsicológica, o paciente recebe o laudo neuropsicológico, este documento é como o resultado de um exame, deve ser entregue ao médico para que possa auxiliar no diagnóstico e tratamento. Em casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, é emitido este documento em uma versão simplificada para a escola, de forma que tenha o auxílio necessário, sejam aulas de reforço escolar, atendimento educacional especializado ou segundo professor. No mercado de trabalho, oferecemos um parecer ao empregador acerca das habilidades observadas no funcionário e adequação ao cargo proposto.

Tire suas dúvidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso.

Política de Privacidade.
Termos de Uso.