Por que preciso de um psicólogo para fazer a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, também chamada de Gastroplastia ou redução de estômago, é um procedimento cirúrgico muito usado por obesos de graus dois e três, com o IMC superior a 35 kg/m², que através de métodos comuns não conseguiram perder peso.

As pessoas que normalmente optam por fazer a cirurgia bariátrica, em sua maioria, vêm de uma longa caminhada em busca do emagrecimento, aderindo a dietas, medicamentos, e, mesmo assim, não conseguiram emagrecer, então, escolhem a cirurgia.

Para a realização da cirurgia bariátrica os médicos costumam pedir uma avaliação psicológica onde o papel do psicólogo resume-se em avaliar e preparar mentalmente o paciente para a cirurgia que mudará totalmente sua vida e seus hábitos.

O papel do psicólogo costuma ser necessário no pré e pós-operatório. No pré-operatório são tratados os transtornos alimentares e entendido o porquê da opção do paciente pela intervenção cirúrgica – e prepará-lo para ela. Já no pós-operatório, o psicólogo é como um direcionador para que o paciente consiga manter a nova vida que lhe foi concedida através da cirurgia.

Valdir Brisida

Psicólogo

CRF/SC: 12/01828

Se você tem outras dúvidas sobre esse procedimento, ligue para nós que colocaremos você em contato com um psicólogo para lhe dar mais informações.

Tire suas dúvidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso.

Política de Privacidade.
Termos de Uso.